Neste domingo (02), a população brasileira voltará as urnas para o Dia da Democracia.

Só no Maranhão serão mais de 5 milhões de eleitores que estarão indo as urnas nos 217 municípios, no horário das 8h às 17h. Para votar, o eleitor precisa apenas apresentar um documento original com foto.

Nove candidatos disputam a eleição para o Governo do Maranhão. São eles: Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Lahesio Bonfim (PTB), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Joás Moraes (DC), Frankle Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU) e Simplício Araújo (Solidariedade).

Para o Senado concorrem cinco candidatos: Flávio Dino (PSB), Roberto Rocha (PTB), Pastor Ivo Nogueira (DC), Antônia Cariongo (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU).

Concorrerem a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Maranhão 367 candidatos e 559 disputam vaga  na Assembleia Legislativa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que a votação seja mais célere, tem recomendado que o eleitor saia de casa com sua “cola”. Ou seja, já com os números dos candidatos num pedaço de papel. A ordem de votação será: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

Vale lembrar que o voto só é facultativo para eleitores abaixo de 18 anos, idosos acima de 70 anos e analfabetos. Os demais eleitores são obrigados a votar ou justificar o voto. A pessoa com alguma deficiência, que lhe impeça de votar, tem o direito de votar com um acompanhante.

É importante lembrar ainda que de acordo com portaria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), está proibida a venda, a comercialização e o consumo de álcool, em locais públicos, das 0h até a 22h, no dia da eleição.

Neste domingo, por determinação do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o transporte público na Grande Ilha será gratuito. O eleitor precisa apenas apresentar o título de eleitor para ter a sua gratuidade assegurada.

Lembre-se que na hora do voto é apenas você, a urna e sua consciência.

Uma boa votação.