Na noite deste sábado (01), na TV Mirante, JMTV 2ª edição, foi divulgada a última pesquisa eleitoral no Maranhão antes das eleições 2022.

O Instituto IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), instituto que substituiu o IBOPE, contratado pela TV Mirante, afirmou que o atual governador Carlos Brandão (PSB) pode se reeleger logo no 1º Turno das eleições.

De acordo com a pesquisa, Brandão teria 45% das intenções de voto. Na segunda colocação apareceu Lahesio Bonfim (PSC) com 22%, enquanto que Weverton Rocha (PDT) apareceu com 20%. Ou seja, estariam empatados tecnicamente. Os demais candidatos não alcançaram dois dígitos. Clique aqui e veja todos os números.

Se levarmos em conta apenas os votos válidos, ou seja retirando votos nulos, brancos e indecisos, Brandão alcançaria 48%. Levando em conta a margem de erro, o atual governador poderia ter 51% ou 45%. Lahesio teria 22% e Weverton 20%.

2º Turno – O IPEC fez simulações sobre um eventual 2º Turno no Maranhão. No confronto entre Brandão e Lahesio, o governador venceria por 54% x 37%. Já no embate entre Brandão e Weverton, o governador venceria por 54% x 32%.

Senado – Na disputa pelo Senado, como aconteceu desde o início das pesquisas, o ex-governador Flávio Dino (PSB) segue liderando com extrema facilidade e deve vencer as eleições.

No levantamento da IPEC, Flávio Dino apareceu com 58%. O segundo colocado seria Roberto Rocha com 28%. Os demais não alcançariam dois dígitos.

A pesquisa IPEC/TV Mirante ouviu 800 eleitores nos dias 28 a 30 de setembro em 41 municípios. O registro tem o número MA 03514/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.