Foi empossado nesta semana, o Conselho Municipal da Mulher de Paço do Lumiar(CMDM-PL), criado pela Lei nº 366/2007 e tem como objetivo fortalecer a política municipal dos direitos da mulher luminense, buscando a implementação e efetivação da política pública voltada à mulher no município. Serão 12 conselheiras efetivas e 12 suplentes de trabalhadoras rurais, mulheres com deficiência, mulheres negras, representantes do poder público e outros grupos. A cerimônia aconteceu na Faculdade IESF, Maiobão e vai atuar durante os próximos 2 anos, fiscalizando e dialogando com o poder público. O evento contou com a participação da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), a Procuradora da mulher na Câmara Municipal de Vereadores, Mary do Mojó(PL), a Secretária Municipal de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, Suely Cordeiro, a representante do Departamento de Monitoramento e Avaliação no Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Maranhão, Maria Helena Veiga, além de lideranças da sociedade civil organizada.

A prefeita Paula Azevedo falou que o trabalho do conselho é de grande importância para o município: “O Conselho Municipal da Mulher de Paço do Lumiar vem para fiscalizar e nos auxiliar com serviços voltados para a mulher já desenvolvidos , hoje temos serviços de atenção à mulher, que integra atendimentos de saúde para mulheres vítimas de violência física e psicológica, acompanhamento jurídico e outros serviços. O conselho vai facilitar o diálogo com os poderes e trazer melhorias para esses programas”, concluiu.

Suely Cordeiro, Secretária Municipal de Direitos Humanos, explicou a atuação do conselho:”O Conselho fiscaliza e também propõe políticas públicas e dá voz a organizações civis, não apenas ao poder público, além disso, as entidades que não compõem o conselho podem participar das reuniões, dos eventos realizados junto à Coordenação da Mulher, da SEMDHU e muito mais”, disse ela.

Luzinete Primo foi uma das 12 conselheiras efetivas empossadas:” Para mim é motivo de gratidão, me sinto emocionada e posso dizer que esse será um trabalho muito bom, pois esta é uma gestão que dialoga com o povo, a Prefeita Paula Azevedo defende a pauta das mulheres e por isso, acredito que colheremos bons resultados”, explicou.

A prefeitura de Paço do Lumiar oferece atualmente, serviços de saúde para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou situação de violência, de forma gratuita na Maternidade de Paço do Lumiar, na UPA do Maiobão e em nossas Unidades Básicas de Saúde, além de atendimento jurídico e psicológico para a mulher e serviços de atendimento como o Disque Direitos Humanos(DISQUE 100).