O deputado estadual Fábio Macedo, presidente estadual do Podemos, anunciou na sexta-feira(15), a pré-candidatura de uma chapa coletiva que vai pleitear uma vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano. O coletivo intitulado de “Juntos Podemos” é composto por 10 militares e traz como pautas prioritárias o bem estar, melhores condições de trabalho e salários para toda categoria no estado e Brasil.

São pré-candidatos do coletivo: Bombeiro R. Barros, Wildson Mano Pontes, Magno Cézar, Márcio Alves Durans, Arnaldo Filho, Raimundo Nonato das Chagas, Adson Menezes Barbosa, Luís Carlos Lisboa Silva, entre outros.

“Hoje tivemos a grande satisfação de anunciar a primeira pré-candidatura coletiva do Podemos aqui no Maranhão. Temos 10 militares unidos em prol de toda uma categoria que merece reconhecimento por sua dedicação e trabalho em prol da segurança pública. Nossos respeitáveis e honrados militares terão com o coletivo “Juntos Podemos”, pré-candidatos que de fato os representem e lutem por suas demandas.

Mandatos Coletivos – As candidaturas coletivas tem se tornando cada vez mais comuns no Brasil. No formato, um grupo de pessoas, com os mesmos ideais e valores, se unem para disputar um cargo público, como deputado federal, estadual, ou vereador, se comprometendo em dividir as decisões do mandato, caso vençam a eleição.

No Maranhão, já existe um mandato compartilhado na Câmara Municipal de São Luís, que é do “Coletivo Nós”, eleito em 2020, pelo Partido dos Trabalhadores(PT)