É óbvio que os levantamentos já comprovaram que a chegada do deputado federal e presidente do PL no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, no palanque do senador e pré-candidato ao Palácio dos Leões pelo PDT, Weverton Rocha, não agregou como esperado.

No entanto, a pesquisa Econométrica trouxe uma explicação razoável e factível. O apoio de Josimar, que sempre foi entre todos os pré-candidatos ao Governo do Maranhão o com maior rejeição, não teria influência positiva na disputa.

A maioria dos eleitores ouvidos, algo em torno de 52,7%, asseguraram que deixariam de votar num candidato que teria o apoio de Josimar de Maranhãozinho. Veja o quadro abaixo.

Ou seja, pelo levantamento da Econométrica, a chegada de Josimar ao palanque de Weverton, de um modo geral, trouxe mais desgaste que benefício ao pedetista.

Além disso, o apoio de Josimar, que é do partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, coloca Weverton cada vez mais próximo do atual presidente e mais distante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral MA-01129/2022, no dia 22 de junho. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de junho, sendo 1.468 entrevistados. A margem de erro é de 2,5%, com intervalo de confiança de 95%.