Os números da pesquisa Escutec confirmam que o senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PDT, Weverton Rocha, precisa voltar as atenções para o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), na disputa eleitoral pelo Palácio dos Leões.

Lahesio atualmente já é o terceiro colocado e o pré-candidato que mais tem crescido. O pré-candidato do PSC saiu de 11% para 15%, no período de um mês. Se levarmos em conta a primeira pesquisa da Escutec em 2022, realizada em fevereiro, Lahesio saltou de 6% para 15%, ou seja, mais que dobrou o seu eleitorado.

É bem verdade que Weverton ainda tem uma vantagem boa para Lahesio de 8 pontos (23% para 15%), mas não se pode deixar de lembrar que essa vantagem já foi de 16 pontos, quando em fevereiro o pedetista apareceu com 22% e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes tinha somente 6%.

Além disso, mesmo cooptando políticos aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro, Weverton tem consciência de que os eleitores de Bolsonaro, na sua maioria, devem seguir apoiando um nome verdadeiramente da direita, nesse caso, na política maranhense, entre os pré-candidatos ao Governo do Maranhão, quem representa melhor esse segmento é, inegavelmente, Lahesio Bonfim.

Desta forma, apesar de ainda estar mais próximo de Brandão do que de Lahesio, com a polarização das eleições nacionais, a tendência é que os candidatos de Lula (Carlos Brandão) e Bolsonaro (Lahseio Bonfim), também polarizem a disputa no Maranhão.

É aguardar e conferir.