Na tarde da quarta-feira (1º), o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, assinaram um acordo de cooperação, válido por dois anos, com o objetivo de atuar em conjunto no desenvolvimento de programas, projetos e atividades nos campos de interesse das duas instituições.

A cerimônia de formalização foi realizada na Reitoria da UEMA, com a presença de equipes técnicas das duas instituições, dentre as quais o diretor de Planejamento da EMAP, Marcelo Coelho, e o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana.

“Este é um passo importante em um momento em que o Porto do Itaqui tem consolidada a sua importância para o desenvolvimento do Maranhão. O que o porto público do Maranhão tem em logística, nós queremos construir em pesquisa e conhecimento científico. Investir na ciência nos dá a confiança de que o futuro está sendo bem encaminhado”, afirmou Ted Lago.

O reitor da UEMA destacou o círculo virtuoso do Porto do Itaqui de 2015 para cá e seu papel estratégico para o fortalecimento do estado. “Esse acordo traduz um chamamento bilateral de comprometimento, de que é nessa direção que queremos trilhar, indo além da cidade de São Luís e ocupando todo o Maranhão. O horizonte que abrimos com essa parceria é largo”, disse Gustavo Pereira da Costa.

De acordo com o documento, a parceria entre a EMAP e a UEMA visa fortalecer os Princípios do Pacto Global das Nações Unidas sobre Direitos que estão alinhados às atividades portuárias e área de influência do Itaqui; as ações de responsabilidade socioambiental da EMAP, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local; e também as ações de educação socioambiental e responsabilidade social corporativa desenvolvidas pela EMAP na área Itaqui Bacanga, prioritariamente no que se refere ao gerenciamento e redução dos impactos do descarte indevido de resíduos sólidos.

Nesse sentido, as duas instituições têm tarefas definidas nesse programa de cooperação. À EMAP caberá apoiar cursos, ações e projetos da UEMA que promovam a área portuária e socioambiental, disponibilizando as instalações do Porto do Itaqui para visitas técnicas virtuais e/ou presenciais, bem como técnicos do seu quadro funcional para ministrar palestras e atuar como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem. Também deve apoiar estudos conjuntos de pesquisa e serviços de extensão, assim como programas e plano de estudos, seminários, oficinas, palestras ou simpósios e incentivar os estudos de graduação, pós-graduação e extensão dentro do escopo definido pelas partes.

A UEMA deve garantir, em sua programação anual, a participação de estudantes e profissionais nas iniciativas promovidas pela EMAP que visem desenvolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; disponibilizar profissionais e/ou estudantes para atuarem como parceiros na implantação e implementação de ações de educação socioambiental e incentivo à economia local a serem desenvolvidos pela EMAP, e receber na UEMA visitas de estudantes de escolas públicas e organizações sociais de comunidades próximas ao Porto do Itaqui e terminais externos para divulgar as atividades da universidade.