Na quarta-feira (19), alguns deputados federais do Maranhão e o senador Roberto Rocha (PTB) participaram do ato de assinatura da portaria que federaliza a MA-006. Ou seja, a estrada deixa de ser estadual e passa a ser federal, sendo portanto de responsabilidade do Governo Federal.

A MA-006 passa a ser a BR-330, uma importante via para a Região Sul do Maranhão e que tem um papel importante para o fortalecimento do MATOPIBA.

No entanto, sinceramente, não sei se é motivo para comemorarmos ou seguir nos preocupando, afinal as piores estradas do Brasil parecem se encontrar no Maranhão, independente de serem vicinais, estaduais ou federais.

Lamentavelmente o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão do Governo Federal, não funciona no Maranhão como funciona em outros estados, já que as rodovias federais em outros estados estão em boas condições, mas infelizmente no Maranhão a realidade é totalmente diferente.

Sendo assim, o fato de federalizar a rodovia, deixando de ser MA-006 para ser BR-330, não é garantia de que a via será recuperada, uma vez que temos exemplos de estradas federais que cortam o Maranhão em estado deplorável.

É aguardar e conferir.