A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, recebeu a recomendação para certificação na ISO 45001, norma internacional que atesta a excelência do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional de uma organização. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, recebeu a recomendação para certificação na ISO 45001, norma internacional que atesta a excelência do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional de uma organização.

O anúncio foi feito em cerimônia realizada no auditório da empresa, com a presença do presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago; diretores e equipe técnica da EMAP.De acordo com essa norma, recebem a certificação as empresas que comprovam o seu compromisso com a minimização dos riscos dentro do ambiente de trabalho, visto que toda organização é responsável pela saúde física e mental de seus colaboradores.

Essa certificação é uma das mais desafiadoras para as organizações, por tratar mais diretamente sobre a vida das pessoas que fazem as empresas. Junto às ISO 9001 (Qualidade), 14001 (Meio Ambiente) e 27001 (Segurança da Informação), conquistadas anteriormente, consolida a excelência da governança do porto público do Maranhão.

“Esse é o momento de agradecer e parabenizar a nossa equipe por essa construção que vem sendo empreendida há cerca de 5 anos para a conquista desta que é uma das mais importantes certificações, pois é sobre nós, o que nós fazemos com a certeza de poder voltar para casa e para as nossas famílias, todos os dias. É também um convite para que cuidemos dessas certificações, que continuemos em nosso processo de melhoria contínua”, afirmou Ted Lago.

Requisitos – O relatório da auditoria destacou, dentre outros aspectos positivos, a disponibilidade de documentação para análise, a excelente rastreabilidade do sistema de gestão, a transparência e o comprometimento da equipe com a política de saúde e segurança do trabalho, o mapeamento de processos e as adequações definidas e documentadas.

Para obter a certificação na ISO 45001, a EMAP foi auditada nos seguintes requisitos: Contexto da Organização, Liderança, Planejamento, Suporte, Operação, Avaliação de Desempenho e Melhoria. “Tenho vindo frequentemente ao Porto do Itaqui para revalidar algumas normas e é importante destacar o profissionalismo da gestão, seja no uso de ferramentas modernas, seja no cuidado com que avançam, de acordo com as regras, e buscando melhorias a cada dia”, disse o auditor Walmir Pedrosa Amorim.

A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, credenciada no Inmetro para certificação na ISO 45001 e única no Brasil integrada à Internacional Certification Network (IQNet), rede que reúne as 38 mais importantes certificadoras presentes em 150 países.

Política do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho – Comprometida com o bem-estar e segurança dos seus colaboradores, a EMAP mantém um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, com foco nos seguintes princípios:

– Atuar na prevenção de lesões e doenças provocadas pela natureza das atividades portuárias, assegurando condições de trabalho seguras e saudáveis;
– Eliminar perigos e reduzir riscos para a saúde e segurança das pessoas;
– Garantir a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis;
– Assegurar a consulta e participação dos trabalhadores nos assuntos de saúde e segurança do trabalho;
– Contribuir para a melhoria do desempenho de saúde e segurança das partes interessadas;
– Proporcionar recursos para a saúde pessoal dos seus trabalhadores na busca de um ambiente de trabalho saudável;
– Praticar a melhoria contínua do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.