Depois de 18 dias de paralisação, enfim a Prefeitura de São Luís e o Sindeducação, com a intermediação do Ministério Público, chegaram a um acordo e a greve dos professores foi suspensa.

A decisão aconteceu, nesta sexta-feira (06), em uma nova audiência de conciliação promovida pelo MP, que conseguiu junto a Prefeitura de São Luís o compromisso de implantar um reajuste de 10,06% no vencimento dos professores.

Na contrapartida, a categoria suspenderia o movimento e seguiria até negociando, mas com os professores de volta as salas de aulas.

O acordo foi celebrado pelos representantes do Sindeducação, mas só foi oficialmente confirmado após uma nova assembleia da categoria, realizada na noite desta sexta-feira.

Ficou acordado, ainda, que o Município de São Luís não irá instaurar procedimento administrativo-disciplinar em decorrência da adesão ao movimento grevista e vai suspender o seletivo para contratação temporária de professores.

Vale destacar que essa proposta já havia sido feita anteriormente e rechaçada pela categoria, mas os professores, após a Prefeitura de São Luís lançar o edital para a contratação de professores substitutos temporários, decidiram rever seu posicionamento e aceitaram a proposta do MP.

Desta forma, as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (09).