O primeiro vice-líder do MDB na Câmara, deputado Hildo Rocha, se pronunciou durante a Sessão Solene que homenageou os 49 anos de fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O parlamentar maranhense representou a bancada do partido na Câmara dos Deputados.

A Embrapa foi criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 1973, para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A instituição possui 42 Centros de Pesquisa e sete Unidades Administrativas, que estão distribuídos em todas as regiões do Brasil e em outros países.

No pronunciamento, Hildo Rocha enalteceu a instituição e defendeu o fortalecimento da empresa. O parlamentar destacou que os resultados obtidos pela Embrapa são fabulosos.

“São resultados que impressionam não apenas nós brasileiros. O trabalho de pesquisa e inovação que é feito pela Embrapa é de excelência, a empresa é referência mundial em pesquisa de campo e responsável, em grande parte, pelo desenvolvimento tecnológico que transformou o país numa das maiores potências globais do agronegócio”, enfatizou o deputado.

Hildo Rocha ressaltou que o êxito alcançado pela Embrapa se deve à capacidade dos seus pesquisadores que, baseados em sólidos conhecimentos científicos e admirável capacidade de uso da tecnologia, conseguiram feitos extraordinário como a incorporação de áreas degradadas do Cerrado, transformando-as em terras agricultáveis.

“Aquele bioma, antes abandonado, é hoje responsável por quase 50% da gigantesca produção Brasileira de grãos. Os alimentos produzidos no Brasil alcançam todo o planeta. Atualmente, mais de 800 milhões de pessoas, em diversos países, recebem parte da produção nacional. Tudo isso não seria possível sem o intenso e competente trabalho realizado pela Embrapa. Mas, para isso, foi necessário desenvolver metodologia própria ao invés de importar tecnologia de outros países”, sublinhou.    

Soja  – Hildo Rocha também destacou os excelentes resultados alcançados pela Embrapa no setor da produção de soja. O parlamentar lembrou que a empresa gerou tecnologia própria que possibilitou a aclimatação de plantas oriundas de outras latitudes como a soja.

“Hoje o Brasil é detentor de excelente produtividade na produção de soja. Esse extraordinário avanço só foi possível porque os primeiros dirigentes da Embrapa sabiam que a inovação passa pelo conhecimento. Assim sendo, a Embrapa fez acordos de cooperação científica com renomadas instituições de pesquisa de todo o mundo. Esse foi um dos maiores programas de capacitação em pesquisa já realizado por um país. Por meio dessa iniciativa, inúmeros jovens pesquisadores foram enviados para as melhores universidades da Europa e dos Estados Unidos para fazerem mestrados, doutorados e pós-doutorado. Isso possibilitou à instituição construir seu principal patrimônio que é expertise dos seus pesquisadores altamente capacitados, que atuam nos 42 centros de pesquisa espalhados em todas as regiões do nosso País”, disse Hildo Rocha.

O deputado também enalteceu a atuação da Embrapa em relação ao trabalho que a instituição realiza no Maranhão com a finalidade de fortalecer a Agricultura Familiar.

“No Maranhão, Estado que represento no Congresso Nacional, a Embrapa realiza excelente trabalho na área de Agricultura Familiar viabilizando pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos para o aproveitamento de palmeiras do Babaçu e proporciona apoio aos pequenos produtores rurais para implementação de um conjunto de iniciativas que tem como objetivo promover a descarbonização da agricultura. Sabemos que cada real investido pela Embrapa resulta em inestimável valor para a sociedade brasileira ao colocar comida na mesa de todas as famílias e gerar excedentes preciosos na balança de pagamentos”, sublinhou o parlamentar.

Ao final do pronunciamento, o deputado Hildo Rocha defendeu a necessidade de alocação de recursos financeiros para garantir a continuidade das pesquisas e o fortalecimento da Embrapa.

“Devemos lutar a fim de assegurarmos aporte orçamentário suficiente para assegurar a continuidade do relevante trabalho prestado pela Embrapa. Portanto, hoje, quando esta casa realiza tão significativa homenagem, quero saudar os técnicos e pesquisadores da instituição e reiterar o nosso reconhecimento à importância dessa instituição que merece continuar sendo prestigiada em razão da valiosa contribuição que já proporcionou e que ainda tem a oferecer para a agricultura nacional”, finalizou Hildo Rocha.