Nesta terça-feira (26), em entrevista ao Ponto Final, na Mirante AM, Luane Lemos, Gerente de Meio Ambiente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), no Porto do Itaqui, destacou o desempenho do porto na questão ambiental e na exportação de Soja Sustentável.

Luana Lemos ressaltou que o Porto do Itaqui está entre os cinco melhores portos do Brasil quando o assunto é desempenho ambiental.

“O Porto do Itaqui é um dos poucos portos que possui uma gerência de meio ambiente e um sistema de gestão ambiental certificado pela ISO14001. Dentre os portos públicos do Brasil, nós figuramos no Top 5 em desempenho ambiental. Nós estamos despontando na frente em vários temas como mudanças climáticas, nós temos inventário de gases de efeito estufa, nós sabemos quantas toneladas de carbono nós emitimos na nossa operação e temos um plano de reduzir de descarbonizar até 2030″, disse Luane.

Dentro dessa gestão ambiental o Maranhão é destaque na produção de Soja Sustentável e o Porto do Itaqui tem certificação da Cadeia de Custódia para atender a demanda de soja certificada da RTRS (Associação Internacional).

“A Soja Sustentável vem de uma auditoria que ela compreende toda a cadeia de custódia da Soja, desde as fazendas, toda cadeia de custódia, até chegar ao Porto do Itaqui. Todo lugar por onde a Soja passa é verificado, checado  por meio de auditorias que comprovam que aquele sistema é ambientalmente correto. A gente tem esse olhar voltado para a sustentabilidade”, destacou Luane Lemos.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.