O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), ao lado do superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Antonio Banhos, acompanhou nesta terça-feira (12), o recebimento de mais de 68 mil doses de medicamentos de combate à hanseníase. O Brasil é o segundo país no mundo com mais casos da doença, e no ano passado, enfrentou o desabastecimento de remédios.

Em fevereiro do ano passado, o parlamentar foi ao Ministério da Saúde, tratar de ações de combate à doença e sobre a destinação de remédios para os pacientes do Maranhão. “Desde então, estamos acompanhando de perto a situação para que o Ministério da Saúde forneça com regularidade os medicamentos necessários para que as pessoas possam dar continuidade ao tratamento”, destacou o parlamentar.

Pedro Lucas ressaltou a importância de buscar atendimento médico para diagnosticar a doença ainda na frase precoce. “A hanseníase infelizmente tem uma grande incidência de casos, e a falta de informação é um dos fatores que dificultam o diagnóstico precoce da doença”, disse o parlamentar.

Hanseníase tem cura – A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e alguns nervos periféricos, ocasionando a perda de força muscular, de sensibilidade ao toque e à dor. Um dos sintomas mais comuns é o surgimento de manchas de cores variadas em diferentes partes do corpo. É importante ressaltar que a doença tem cura e o tratamento é oferecido pelo SUS, mas caso o paciente não busque tratamento, a hanseníase pode deixar sequelas no paciente pelo resto da vida.