A pesquisa Exata, contratada pela TV Difusora, com expectativa de ser divulgada neste sábado (26), foi embargada pela Justiça Eleitoral a pedido do PCdoB.

A decisão foi tomada pela desembargadora Angela Salazar, que acatou um dos questionamentos feitos pelo PCdoB e, liminarmente, suspendeu a divulgação do levantamento.

O fato que levou a suspensão da pesquisa Exata, foi por conta do instituto ter feito simulação de 2º Turno para o Governo do Maranhão apenas entre o vice-governador Carlos Brandão (PSB) e o senador Weverton Rocha (PDT). Veja abaixo dois trechos da decisão da desembargadora Angela Salazar.

“Com efeito, a apresentação de cenário eleitoral único para segundo turno, em momento incipiente da corrida eleitoral, onde ainda não há, salvo melhor juízo, consolidação dos nomes envolvidos na disputa, por certo, pode incutir, na mente do eleitor, uma realidade desvirtuada, promovendo o favorecimento da projeção dos pré-candidatos que já possuem maior evidência.

Assim, o “Item 10” do questionário apresentado pela representada, sugerindo cenário de segundo turno apenas com a presença dos pré-candidatos Carlos Brandão e Weverton Rocha, em detrimento dos demais concorrentes ao pleito majoritário, pode, efetivamente, influenciar no processo de conhecimento dos postulantes/interessados na disputa e de convencimento do público alvo da pesquisa”

Além disso, teve outro fato que é não é normal nos levantamentos, primeiro se fazer as entrevistas, para depois registrar para divulgar. A  pesquisa Exata primeiro entrevistou os 1.400 eleitores, entre 15 e 19 de março, para somente depois registar o levantamento, que só ocorreu em 20 de março.

A TV Difusora e a Exata podem até recorrer da decisão e mesmo que consigam, infelizmente, o levantamento ficou prejudicado e será sempre questionado, afinal se já existe um desconfiança enorme do eleitor com as pesquisas eleitorais, imagina com aquelas impugnadas e/ou suspensas pela Justiça Eleitoral.

É aguardar e conferir.