De acordo com um levantamento feito pelo G1, a maioria das universidades federais no Brasil deve cobrar o passaporte vacinal para este ano, quando do retorno das aulas.

Das 69 universidades, 52 já confirmaram que vão cobrar o passaporte de vacinação, enquanto que oito decidiram por não exigir a comprovação e outras oito, entre elas a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ainda não oficializaram seus posicionamentos.

O Ministério da Educação chegou a afirmar que as instituições não poderiam exigir o passaporte vacinal, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as universidades teriam autonomia para decidir se iriam ou não exigir o comprovante de vacinação no retorno das aulas presenciais.

A UFMA, depois de absurdamente dois anos, já cogita retornar com as aulas presenciais, mas inicialmente começará com o sistema híbrido. O início das aulas em 2022 está marcado para 11 de abril, só que a instituição ainda não confirmou se irá ou não exigir o comprovante vacinal.

Já a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), desde o mês passado, já começou a exigir o passaporte vacinal para quem quiser acessar as unidades da instituição (reveja).

É aguardar e conferir o posicionamento da UFMA, mas o que não se pode mais admitir é um novo adiamento para o retorno das aulas presenciais.