Tem alguns casos que você ainda tenta explicar, mas outros é pura perda de tempo, é o que se chama de um caso perdido.

Quem se enquadra perfeitamente nesse exemplo é o deputado estadual Duarte Júnior (PSB). Derrotado nas eleições municipais de 2020, Duarte parece não ter ainda assimilado a derrota e segue torcendo e trabalhando pelo quanto pior, melhor, e começou a divulgar até Fake News.

Depois da Prefeitura de São Luís ter anunciado um reajuste na tarifa do transporte público, algo que está previsto anualmente no contrato que está em vigência, Duarte se apressou para atacar quem lhe derrotou democraticamente nas urnas em 2020.

Inicialmente Duarte chegou a divulgar uma Fake News, afirmando que a Justiça do Trabalho teria autorizado a redução de 60% da frota de ônibus e que só estariam circulando 40% dos ônibus.

Na realidade, para restabelecer a verdade dos fatos, o que a Justiça fez foi reduzir a frota que estava circulando de 80% para 60% na sua decisão, durante a greve dos rodoviários (leia aqui). Ou seja, bem diferente da informação do parlamentar.

É lamentável que um deputado estadual, advogado e professor, se preste ao papel de desinformar a sociedade através de Fake News, algo que já é considerado crime, e Duarte deveria saber bem disso.

Logo em seguida, não satisfeito, Duarte seguiu jogando com as palavras e chamou o prefeito Eduardo Braide de mentiroso. Duarte disse que Braide afirmou que a passagem não seria reajustada.

No entanto, o que Duarte “esqueceu” ou, que é mais provável, propositadamente não disse que a afirmação de Braide não foi ad aeternum, mas sim durante a greve de 12 dias dos rodoviários em outubro do ano passado. Braide não só disse, como cumpriu a palavra e não existiu reajuste algum.

Sobre o atual reajuste, convenhamos que seria praticamente impossível que ele não acontecesse, afinal um dos produtos que mais subiu nos últimos meses foi justamente o combustível, isso sem falar na previsão contratual de aumento da tarifa e que não existia reajuste desde 2019.

Por fim, o pedido de reajuste do Sindicato das Empresas de Transporte era de R$ 1,20, mas o que foi concedido pela Prefeitura de São Luís foi de R$ 0,20.

No entanto, para Duarte Júnior nada adiantará as explicações, afinal seguirá torcendo e trabalhando durante toda a gestão de Braide, pelo quanto pior, melhor, ou seja, infelizmente, é um caso perdido.