O deputado federal Hildo Rocha (MDB) tem defendido, inclusive apresentou um Projeto de Lei, a obrigatoriedade de uso de microcâmeras nos policiais quando estiverem em serviço.

O parlamentar maranhense tem defendido que a inciativa assegura aos policiais a possibilidade de defesa, caso haja alguma denúncia de abuso do poder. Da mesma forma, servirá para que os dirigentes das polícias possam saber como estão sendo realizadas as operações, até mesmo porque muitas das vezes as operações fogem do controle, ocorrem diferente do que foi planejado.

O projeto já foi aprovado na Câmara Federal e espera para ser votado no Senado, mas mesmo assim os estados de Santa Catarina e São Paulo já adotaram a iniciativa e com excelentes resultados. As experiências dos dois estados foram analisadas por pesquisadores independentes e os resultados revelam a efetividade da tecnologia também na redução da violência policial.

As câmeras, isoladamente, foram responsáveis por uma redução entre 43% e 57% da letalidade nas unidades analisadas. Ou seja, entre 30 e 39 mortes foram evitadas nos primeiros seis meses do ano passado, quando os dados foram contabilizados.

É aguardar e conferir, mas na prática já se notou que a iniciativa do deputado Hildo Rocha pode ser boa para todo o Brasil, inclusive o Maranhão.