O secretário de Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde, Carlos Lula, utilizou as redes sociais para demonstrar uma preocupação com a alta dos casos de Covid-19.

Carlos Lula destacou que o Brasil teve recorde absoluto de casos na semana passada.

“Panorama atual de casos de Covid-19 no Brasil, segue o fio: Semana passada mais de 900 mil casos foram notificados. Um recorde absoluto de casos em uma única semana desde o início da pandemia”, afirmou.

Os números realmente seguem preocupante, já que na segunda-feira (24), o Brasil registrou 90.509 novos casos da Covid-19 em 24 horas. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 150.236, e passou a ser a maior marca registrada até aqui e marcando o sétimo recorde seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +241%, indicando tendência de alta nos casos.

Para piorar, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o pico da doença nessa nova onda, proveniente da variante Ômicron, acontecerá somente em fevereiro.

“O pico da onda Ômicron acontece cerca de 45 dias após o início das infecções. Então temos que nos preparar para os próximos 30 dias, quando teremos o maior número de casos e, consequentemente, uma maior pressão sobre o sistema de saúde”, afirmou.

É aguardar e conferir, mas é preciso seguirmos vacinando e tomando os cuidados necessários para evitar a contaminação.