O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez questão de visitar in loco algumas das principais atingidas pelas fortes chuvas no estado e reafirmou, nesta sexta-feira (07), apoio aos desabrigados e/ou desalojados.

Um sobrevoo nas cidades de Colinas e Mirador deu a demonstração dos prejuízos e Brandão já definiu ações emergenciais para acolher os que perderam suas casas e pertences. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão nas cidades, atuando no atendimento aos afetados. A situação será acompanhada enquanto houver chuvas e cheias do rio Itapecuru.

“Estamos com ações efetivas de saúde, cidadania, infraestrutura e prestando o devido apoio à população. Agradecemos a parceria que todos que estão colaborando, a exemplo da sociedade civil, empresários, a prefeitura, os bombeiros, parlamentares, o secretariado estadual e todos os envolvidos nesse processo, para que possamos dar o devido auxílio às famílias afetadas”, frisou Carlos Brandão.

Ele ressaltou que a agilidade na condução do apoio aos afetados se dá devido ao Governo do Estado ter decretado situação de calamidade. “O governador Flávio Dino decretou estado de calamidade pública, o que facilita a agilidade das ações a serem executadas e assim, chegarem mais rápido às famílias que estão precisando”, explicou.

Brandão garantiu ações de Governo na cidade, entre elas, a entrega de mil cestas de alimentos; nova ambulância; apoio de profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma) para triagem e cuidados gerais; atendimento de ambulatório, consultas médicas, testagem para Covid-19 e medicamentos; e doação de itens como cadeiras de rodas e colchões.

As prefeita de Mirador, Maria Domingas Cabral, e Colinas, Valmira Silva Barroso acompanharam as vistorias.