Todos sabem o posicionamento do Blog perante o Governo Flávio Dino, mas é um equívoco politizar a situação de emergência enfrentada por algumas cidades do Maranhão, alcançadas por enchentes proveniente das fortes chuvas.

Alguns, de maneira equivocada, tentaram responsabilizar o Governo do Maranhão pela situação que as cidades vão enfrentando. Outros chegaram a cobrar a presença do governador Flávio Dino nos municípios castigados, sem mesmo lembrar que Dino segue em isolamento pela Covid-19.

Outro alvo, por conta da disputa eleitoral deste ano, foi o vice-governador Carlos Brandão. Mesmo de férias, direito assegurado a qualquer servidor público ou privado, Brandão cancelou a programação com a família e já está retornando ao Maranhão para acompanhar in loco a situação. No entanto, alguns queriam que ele pudesse ter adivinhado o que aconteceria e cancelado as férias antecipadamente.

O que devemos cobrar dos gestores públicos, nas três esferas (municipal, estadual e federal), é um apoio as cidades e sua população, principalmente as famílias que estão, neste momento, desabrigadas e/ou desalojadas.

Nesse caso, é preciso registrar que membros do Governo Flávio Dino já se encontram nas cidades mais afetadas pelas chuvas.

É um equivoco lamentável, desrespeitoso até com os atingidos pelas enchentes, levar esse debate para o campo político partidário, afinal as chuvas que estão caindo em alguns dias, estavam previstas para dois ou três meses.

Também é importante destacar que na maioria dos municípios do Maranhão, infelizmente, não existe a presença da Defesa Civil, como inclusive determina a legislação, mas muitas prefeituras ainda não se atentaram para a importância do órgão.

O momento agora é de união, para que, com o apoio de todos, as cidades mais atingidas pelas enchentes possam atravessar essa dificuldade e suas respectivas populações não fiquem desamparadas.

É aguardar, conferir e torcer para que a chuva possa dar uma trégua para não agravar ainda mais a situação.