A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um levantamento preocupante sobre o enfrentamento da Covid-19 no Brasil. O levantamento já aponta que a desigualdade vacinal é um problema real no país.

De acordo com os dados do MonitoraCovid-19 da Fiocruzapenas 16% dos municípios do Brasil apresentam mais de 80% da população com o esquema vacinal completo.

A Fiocruz entende, baseado no levantamento, que a vacinação também é um problema socioeconômico, tanto que os locais que apresentaram baixa cobertura vacinal são os mesmos que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A comprovação é que na Região Sul, 30% dos municípios já apresentam mais de 80% da população com esquema vacinal completo. No entanto, essa realidade não é a mesma na Região Nordeste, com apenas 2,7% dos municípios, e muito menos da Região Norte, com o número surreal de 1,1% das cidades com 80% da população imunizada.

Desta forma, se de fato existe uma relação da imunização com o IDH, obviamente que o Maranhão estaria, como de fato está, entre os últimos estados na vacinação da população contra a Covid-19.

No levantamento da Fiocruz, existem seis estados que não possuem nenhum município com 80% da população totalmente imunizada. Além do Maranhão, estariam nessa triste realidade: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Sergipe.

Uma realidade triste e preocupante.