No ano em que completou 402 anos de existência, a Câmara Municipal de São Luís realizou, na noite desta quarta-feira (22), a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Simão Estácio da Silveira, em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade no ano de 2021 nas mais diferentes áreas de atuação na capital maranhense.

Estiveram presentes no evento, realizado no salão nobre do Villa Reale Buffet, na Avenida Holandeses, Calhau, os homenageados e seus familiares, além de autoridades, lideres eclesiásticos, empresários, militares, líderes comunitários e os vereadores, autores das indicações.

Como ocorre todos os anos, cada um dos 31 parlamentares faz a indicação de três agraciados para receber a comenda e mais sete por indicação da Mesa Diretora da Casa. No total, 100 personalidades foram agraciadas com a honraria.

O presidente da Câmara, Osmar Filho, iniciou a cerimônia parabenizando os homenageados. “Esperamos que essa medalha sirva como incentivo para que estejam sempre conosco, lutando pelo desenvolvimento da nossa capital maranhense, e que o exemplo de vocês inspire toda a sociedade ludovicense”, ressaltou o parlamentar.

Em sua 25ª edição, a medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução nº 05/95 e acontece desde 2006. Ela é outorgada a pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira que, em decorrência da prestação de serviços notáveis, seja considerada merecedora de reconhecimento especial pelo Poder Legislativo de São Luís.

A honraria, que leva o nome do fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, é a mais alta distinção outorgada pela Casa de Leis. Os nomes dos agraciados foram aprovados, por unanimidade, pelo plenário em sessões legislativas ao longo dos meses de novembro e dezembro.