O Consórcio Nordeste, aquele mesmo que está sendo investigado pela compra de respiradores que jamais chegaram aos pacientes com Covid-19, através do seu Comitê Científico, recomendou que os noves estados da região não façam festas de Réveillon e do Carnaval nos estados da região por conta da nova variante da Covid, a ômicron.

Além disso, fez outras recomendações importantes, entre elas o uso obrigatório de máscaras em todos os locais e a exigência de passaporte da vacina.

Para completar a “sinuca de bico” do governador Flávio Dino, o secretário de Saúde do Maranhão, que também é presidente do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, em entrevista no Piauí, afirmou que não adianta cancelar as festas públicas de fim de ano e permitirem que as festas privadas com duas mil pessoas aconteçam.

O detalhe é que no Maranhão, estado governado por Flávio Dino e que Carlos Lula é secretário, o decreto estadual de enfrentamento da Covid em vigência não estabelece limite de pessoas em festas privadas.

Resta saber se Flávio Dino vai atender as recomendações do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, cancelando o Carnaval 2022, voltando a obrigatoriedade das máscaras e exigindo o passaporte da vacina ???

Além disso, é preciso saber ainda se Flávio Dino vai atender a recomendação do seu secretário de Saúde, Carlos Lula, sobre limitar o número de pessoas em festas privadas no fim do ano???

É aguardar e conferir, mas vale a pergunta: e agora, meu caro Flávio Dino???