O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (03), onde anunciou medidas tributárias, também comentou sobre a realização ou não do Carnaval 2022.

Depois de seguir a Prefeitura de São Luís, o Governo do Maranhão já anunciou o cancelamento do Réveillon, mas não havia se manifestado sobre o Carnaval. Dino disse que uma decisão final sobre a maior festa popular brasileira só acontecerá em janeiro.

“Carnaval, nós só vamos decidir, no que se refere ao Governo do Estado, no mês de janeiro. Não haverá nenhuma decisão sobre Carnaval até, mais ou menos, 15 de janeiro, porque o Carnaval, se houvesse, ou se houver, será no final de fevereiro, comecinho de março”, afirmou.

O governador fez questão de ressaltar que não poderá tomar nenhuma indecisão pelo momento de indefinição que estamos vivendo e por não ser ter muitas informações da nova variante da Covid-19, a ômicron.

“É claro que essa nova variante que surgiu, causando um debate mundial aumenta a incerteza. O que eu posso dizer é isto: é que, nesse momento, a incerteza existente se tornou ainda maior, porque nós não sabemos, ainda, como esta variante vai se comportar”, finalizou.

Medidas – Durante a coletiva, Flávio Dino destacou as medidas editadas de parcelamento ou extinção de dívidas com tributos estaduais e multas, inclusive IPVA e multas de trânsito.

Sobre o IPVA, foram extintas todas as multas e taxas para proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas com débitos de até R$ 10 mil. Nesse caso, as isenções valem para fatos gerados até o dia 31 de dezembro de 2020.

Já para os proprietários de outros veículos, o governo considerará quitadas as dívidas de até R$ 5 mil mediante o pagamento de 20% do valor à vista até o dia 30 de dezembro deste ano, com exceção das multas relativas ao uso de álcool na direção.

Além disso, aumentou o desconto do IPVA de 2022, de 10% para 20%, no pagamento da cota única.