É claro que o cenário político atual, faltando cerca de onze meses para o pleito de 2022, pode mudar totalmente, mas analisando o momento atual é importante destacar um fato relevante na pesquisa Escutec, divulgada nesta sexta-feira (1).

Entre os quatro pré-candidatos mais bem colocados no levantamento ao Governo do Maranhão, retirando a ex-governadora Roseana Sarney, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSB), são os que possuem a menor rejeição.

Tanto Brandão, quanto Edivaldo, possuem apenas 4% de rejeição, quase a metade da rejeição apresentada pelo senador Weverton Rocha (PDT), que eventualmente lidera o levantamento. Já Josimar de Maranhãozinho, que surpreendeu aparecendo com 12% das intenções de voto, teria 13% de rejeição e isso num levantamento com todos os nomes. Veja abaixo o gráfico.

Ou seja, com menor rejeição, ambos possuem possibilidades reais de seguirem crescendo nos próximos levantamentos.

Brandão, assim que assumir a cadeira de governador é óbvio que ficará mais forte na disputa e com uma rejeição pequena, tende a crescer.

Já Edivaldo, que ainda não visitou 30% das cidades maranhenses, vai intensificar sua peregrinação no interior maranhense e com uma baixa rejeição, tende também a subir nas pesquisas.

É aguardar e conferir.