A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania), como relatora do processo que analisa a indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal, deu aval para que o ex-ministro da Justiça possa ocupar a vaga em aberto na corte brasileira.

O relatório de Eliziane Gama já foi entregue nesta terça-feira (30) e com parecer favorável a indicação do presidente da República, Jair Bolsonaro, de André Mendonça ao STF.

“Ressalta-se que o senhor André Mendonça honrou a administração pública como servidor dedicado e diligente, e constata-se o seu notório saber jurídico e reputação ilibada, atendendo aos requisitos constitucionais previstos no art. 101 da Carta Magna”, escreveu a relatora no parecer.

Nesta quarta-feira (1), André Mendonça, depois de quase cinco meses aguardando, será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, caso aprovada a sua indicação, o tema irá para o plenário do Senado, que irá aprovar ou rejeitar a sua indicação ao STF.

André Mendonça já ocupou os cargos de ministro da Justiça e da Advocacia-Geral da União (AGU) no governo Jair Bolsonaro. Em julho, Bolsonaro indicou Mendonça para o STF, mas o presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), estava retardando a sabatina.

No entanto, após o parecer favorável André Mendonça deu mais um grande passo ao STF.

É aguardar e conferir.