O médico e deputado estadual, Yglesio Moyses, defendeu abertamente, nas redes sociais, e sem medo de críticas, a não realização do Carnaval em 2022.

Yglesio justifica o cancelamento da festa mais popular do Brasil por conta do ainda baixo índice de vacinação no Maranhão, uma vez que menos de 50% da população maranhense está completamente imunizada. O parlamentar tem receio de que o evento possa incentivar uma nova onda da Covid-19.

“Por mais que seja dolorido cancelar o Carnaval, é extremamente perigoso liberar as festas de Momo em 2022. A concentração de pessoas e o intercâmbio de moradores entre as cidades, somados à cobertura vacinal no MA <50%, não permitem. Risco de nova onda em fevereiro-abril é real”, destacou.

O parlamentar ainda lembrou o surgimento de uma nova variante da doença na África do Sul (Ômicron), já classificada pela Organização Municipal de Saúde como preocupante, que pode chegar mais rapidamente ao Brasil, e consequentemente ao Maranhão.

“Além dos argumentos acima, estudos têm mostrado o surgimento de uma nova variante que possui 50 mutações, sendo 30 só na proteína S, chave de acesso do vírus às nossas células. Por isso, ainda é o momento de ainda manter vigilância e continuar reforçar a estratégia de vacinação”, finalizou.

Vale lembrar que Yglesio foi um dos primeiros políticos no Maranhão a defender a terceira dose ou dose de reforço nos idosos que haviam sido imunizado com a Coronavac, mas foi criticado inicialmente, somente depois o tempo se encarregou de demonstrar que ele estava correto.

Projeto – O deputado federal Pastor Eurico (Patriota-PE) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe as festividades do Carnaval em 2022 em todo o território nacional em razão da pandemia do novo coronavírus.

É aguardar e conferir, já que o assunto ainda será muito debatido.