Avançando com o retorno seguro às aulas na rede municipal de ensino, a gestão do prefeito Eduardo Braide entregou, na manhã desta sexta-feira (26), mais uma escola totalmente requalificada por meio do programa Escola Nova. A Unidade de Ensino Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, localizada no Centro, agora conta com todas as condições físicas e sanitárias adequadas para receber os alunos, além de novo mobiliário, equipamentos e recursos integrativos para garantir melhores condições de ensino.

“A Escola Alberto Pinheiro é uma das mais tradicionais de São Luís e hoje está sendo entregue novamente aos alunos e professores, totalmente requalificada. Por meio deste programa estamos garantindo o retorno seguro às aulas presenciais nas escolas da rede municipal, reformando as unidades, implantando novos protocolos sanitários, investindo na formação dos professores para as novas necessidades pedagógicas, entre outras melhorias. Além disso, com os novos equipamentos, mobiliário e outras melhorias, os alunos terão uma escola de qualidade, melhorando seu aprendizado”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Braide parabenizou a professora Rose Ribeiro, que trabalha na unidade desde 2012, e para a reabertura da escola preparou dois painéis especiais para compor a decoração. Um painel reproduz o frontão da Fonte do Ribeirão e outro a fachada de azulejos de um casarão histórico.

O prefeito Eduardo Braide também conversou com os pais e mães dos alunos que estavam presentes na reinauguração e explicou sobre o Cartão Alimentação, que será entregue às famílias e consiste no pagamento de auxílio financeiro no valor mensal de R$ 80,00 por cada aluno matriculado na rede pública municipal.

A vice-prefeita Esmênia Miranda, que acompanhou a inauguração, frisou a importância da escola para São Luís. “Esta é uma escola que há décadas vem contribuindo para a formação das nossas crianças, mas estava com sua estrutura comprometida. Depois de todo o trabalho de reforma que foi realizado ela poderá receber os estudantes com conforto, segurança e com melhores condições pedagógicas. Este trabalho vai se estender a todas as escolas da nossa rede ao longo da nossa gestão”, disse.

Programa Nova Escola – A requalificação da rede municipal de ensino integra o programa Escola Nova e está sendo executada de forma conjunta pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A secretária Municipal de Educação, Caroline Salgado, informou que o retorno às aulas presenciais segue um rigoroso cronograma em execução pela Semed. “A gestão do prefeito Eduardo Braide realizou todo um planejamento para o retorno seguro das aulas, garantido a toda a comunidade escolar – alunos, pais e professores – as condições necessárias para esta retomada com as restrições impostas pela pandemia, ampliando a qualidade da rede municipal de ensino. Vamos continuar avançando, reformando as escolas e ampliando ainda mais as melhorias implantadas até aqui”, enfatizou.

Serviços – Para que pudesse voltar a receber os alunos para as aulas presenciais, a U.E.B. Alberto Pinheiro passou por uma requalificação completa, seguindo normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por ficar localizada em área de tombamento.

Entre os serviços realizados, estão pintura interna e externa, instalação de calha pluvial, retelhamento, novas instalações elétricas, rodapés de alumínio, recuperação do piso de madeira, nova iluminação, novo forro de PVC, revisão das esquadrias, troca de janelas e fechaduras, instalação de corrimão nas escadas, além de poda e capina. A quadra poliesportiva da escola foi totalmente recuperada, recebendo nova pintura e rede de nylon alambrado. A unidade de ensino também foi totalmente climatizada com a instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula e demais dependências.

Estrutura – A escola conta com sala de recursos para a realização de atividades que potencializem as habilidades de crianças que tenham transtornos do espectro autista. Na sala de informática foram instalados 10 computadores com acesso a internet. A biblioteca tem 4 computadores, uma TV, impressora, 20 tabletes e um acervo físico de 1.500 livros e outros 1.500 livros digitais, incluindo clássicos da literatura maranhense, brasileira, universal, infanto-juvenil, entre outros.

Também compõem a estrutura da unidade, banheiros para uso adulto e infantil, sala dos professores, coordenação, direção, arquivo, refeitório e cozinha.