Nesta sexta-feira (12), o Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, em entrevista por telefone ao radialista Jorge Aragão, ao Ponto Final, na Mirante AM, falou sobre o novo decreto assinado pelo Governador do Maranhão, Flávio Dino, que estabelece critérios para a liberação do uso de máscara no estado.

Carlos Lula explica que o decreto estabelece balizas e adiantou que 204 municípios maranhenses não cumprem hoje esse balizamento.

“A gente estabeleceu balizas. É um balizamento para saber quando isso vai tá liberado. Hoje a gente tem 13 municípios que cumprem esse balizamento. Para local aberto, tá liberado o uso de máscara. Então, se você for para uma praça, você vai à praia, não precisa mais usar máscara. Esse é um ponto. E para ambiente fechado, o balizamento foi ter 70% da população vacinada, acima de 12 anos e que esteja no SIPNI. Dos 217 municípios maranhenses, em 204 a gente ainda não tem percentual para liberação de máscara em ambiente fechado”, explicou Carlos Lula.

As 13 cidades aptas a liberarem o uso de máscaras em locais fechados são Afonso Cunha (93%), Santo Antônio dos Lopes (84,7%), São Luís (84,5%), Alcântara (79,3%), São João dos Patos (78,7%), Junco do Maranhão (77.9%), Bacurituba (77,4%), Caxias (76,6%), Guimarães (76%), Cedral (75,8%), Sucupira do Riachão (75%), Mirinzal (74%) e Nova Colinas (70,2%).

Carlos Lula também falou sobre a iniciativa de aplicar a terceira dose em mais faixas etárias no Maranhão e a cobrança de um novo calendário de vacinação para a Covid em 2022.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.