O Porto do Itaqui segue sendo destaque em todo o Brasil e quebrando recordes.

O novo feito, anunciado nesta semana, foi o aumento em 12% do número de cargas movimentadas. Foram quase 26 milhões de toneladas movimentadas no Porto do Itaqui.

“O Porto do Itaqui superou hoje o volume histórico de 25,4 milhões de toneladas movimentadas no ano de 2020”, afirmou Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

O próprio governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), parabenizou o trabalho desenvolvido no Porto do Itaqui.

“Hoje o Porto do Itaqui, gerido pelo ⁦Governo do Maranhão, quebrou o recorde de cargas movimentadas. Previsão de ultrapassar 28 milhões de toneladas em 2021. Parabéns à equipe da EMAP e aos parceiros privados”, disse Dino.

Vale destacar que recentemente a EMAP, gestora do Porto do Itaqui recebeu o Prêmio Portos + Brasil, na principal categoria, o Ranking do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), com a segunda melhor nota do país, ao lado do porto de Santos.

Já no primeiro semestre a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) destacou que o Porto do Itaqui subiu mais um degrau e ficou no top quatro dos portos públicos em movimentação de cargas, mas agora com o aumento da quantidade de cargas movimentadas, fatalmente esse índice será ainda melhor.

É aguardar e conferir.