A gestão do prefeito Eduardo Braide tem investido na ampliação da cobertura da rede de atenção básica em saúde. Como parte desta política pública, foi entregue hoje (24), a 15ª unidade de saúde totalmente reformada e requalificada. O Centro de Saúde Thalles Ribeiro Gonçalves, localizado no bairro Vila Esperança, Zona Rural de São Luís, estava desativado há 1 ano e meio e, agora, volta a atender a população da comunidade.

“É com muita alegria que entregamos hoje a 15ª unidade de saúde totalmente requalificada para melhorar a saúde da população de São Luís. Nesses nove meses de gestão estamos conseguindo avançar na reestruturação dos nossos serviços de saúde, ampliando a atenção primária, que pela primeira vez chegou a 60% de cobertura. E todos estes avanços estão ocorrendo em um ano muito difícil por causa da pandemia, da restrição de recursos. Enquanto diversas capitais do Brasil usaram sua rede de atenção básica para aplicar a vacina contra Covid-19, interrompendo o atendimento à população, em São Luís, nós criamos centros independentes e aproveitamos este momento para reformar nossos postos, entregando espaços humanizados que prestam serviço de qualidade aos nossos cidadãos”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que anunciou a inauguração, nos próximos dias, da Unidade Básica de Saúde Vereador Batista Matos, no bairro Alemanha.

Requalificação – A unidade passou por uma série de reparos estruturais que garantiram um ambiente mais humanizado e com mais conforto aos pacientes, durante o atendimento. O centro estava de portas fechadas há 1 ano e meio e as equipes atendendo no Centro de Especialidades Médicas da Vila Esperança, em formato de rodízio, o que comprometia a prestação dos serviços por causa da falta de condições estruturais, e que, a partir de agora, terão uma unidade totalmente requalificada e equipada para receber toda a população. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

O novo Centro de Saúde Thalles Ribeiro Gonçalves conta com recepção, sala de triagem, um consultório odontológico, um consultório médico, dois consultórios de enfermagem, sala de curativo, sala de vacinação, farmácia, auditório e banheiros masculino e feminino adaptados para uso por pessoas com deficiência.

Entre os serviços disponibilizados, estão o acompanhamento da mulher e da gestante, acompanhamento da criança e do adolescente, acompanhamento do homem e do idoso, acompanhamento do hipertenso e diabético, realização de consultas médicas, consultas odontológicas, consultas de enfermagem e ainda a dispensação de medicamentos básicos e imunização.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide continua ampliando a atenção primária em saúde e chegamos em setembro com a marca de 60% de cobertura na atenção básica, que é um feito histórico. Em janeiro, quando assumimos, era apenas 38% de cobertura. Com esta unidade requalificada, trazemos para a população da Zona Rural mais um ponto de acesso aos serviços de saúde, serviços de odontologia, farmácia básica, entre outros, de grande importância para a população”, informou o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes.

Unidades –Em nove meses de gestão, o prefeito Eduardo Braide já reformou e requalificou o Centro de Saúde Integrada Janaína; Novo Pronto Socorro do Anil; Centro de Saúde Bezerra de Menezes (São Francisco); Centro de Saúde Djalma Marques (Ipem Turu); Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins (Residencial Paraíso); Centro de Saúde da Liberdade, onde foi implantado o primeiro Centro de Atendimento ao Hipertenso e ao Diabético da rede municipal de São Luís; Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado na sede da APAE São Luís; e o Centro de Saúde João Paulo.

Também foram entregues três centros municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves, localizados no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda); Centro de Saúde José Carlos Macieira (Avenida dos Africanos); Centro de Saúde Genésio Ramos Filhos (Cohab-Anil); e o Centro de Referência Pós-Covid, na Unidade Mista do Bequimão.