Faltando menos de dois meses para a eleição da OAB/MA, o grupo liderado pelo atual presidente Thiago Diaz e seu pré-candidato, o atual tesoureiro Kaio Saraiva resolveu desta vez, atacar um instituto de pesquisa de opinião que realizou pesquisa e revelou a preferência dos advogados e advogadas por Diego Sá, atual pré-candidato do campo da oposição.

Nos números divulgados pelo blog do Jhon Cutrim (veja aqui) no sábado (18), Diego Sá lidera a pesquisa e é apontado como próximo presidente da OAB/MA, enquanto Kaio Saraiva é o pré-candidato com maior rejeição.

A pesquisa foi realizado pelo Instituto MBO, empresa com mais de 26 anos de registro e que na última eleição, foi a número 1 no Maranhão, com mais de 70 pesquisas registradas no sistema do TSE, acerto em mais de 40 cidades e única a cravar o percentual de votação do atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

No entanto, diante dos números favoráveis a Diego Sá, o desespero parece ter “batido a porta” e alguns começaram a criticar o Instituto MBO e a espalhar Fake News.

A matéria, idêntica e publicada em pelo menos quatro blogs que divulgam a campanha de Kaio Saraiva, não conseguiu sequer identificar as atividades econômicas da empresa, coisa que o editor do blog faz questão de destacar em vermelho na imagem acima da postagem.

Outro ponto que chamou a atenção foi um erro grotesco, já que quem espalhou Fake News confundiu, de maneira absurda, o Instituto MBO, empresa de Publicidade, Marketing e Pesquisa, com a MOB, Agência Estadual de Mobilidade Urbana.

Ao que parece o orçamento de mais de R$ 10 milhões fruto da anuidade caríssima cobrada pela OAB/MA, tem levado alguns ao desespero e até mesmo a criação de Fake News.