O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), deputado Márcio Honaiser, se reuniu com a comunidade do bairro do Bequimão para dialogar sobre a construção da nova Cozinha Comunitária, que irá funcionar como um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). 

Por meio da Sedes, a Cozinha Comunitária oferece refeições gratuitas, cursos, capacitações em gastronomia, Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Atualmente a cozinha oferece 400 refeições (almoço), equilibradas e balanceadas, diariamente de segunda a sexta-feira, para pessoas cadastradas no CRAS.  Na reunião com a comunidade Márcio Honaiser foi acompanhado pelo vereador Raimundo Penha.

Em abril foi assinada a Ordem de Serviço pelo secretário da Sedes, Márcio Honaiser, para a construção da nova Cozinha Comunitária com investimento de R$ 862.331,73. As obras estão aceleradas e a previsão de entrega é para este ano.

O secretário Márcio Honaiser, reforça que a cozinha irá ofertar múltiplas atividades. Além das refeições as pessoas terão acesso a avaliação, orientação nutricional e atividades físicas ao ar livre.

“Vai ser referência em segurança alimentar, porque não vai ter somente a cozinha e refeitório. Vamos ter duas salas amplas para atendimento com nutricionista, que irá passar a dieta e em parceria com a área da saúde, vamos ter profissionais para medir a glicemia e pressão. Além dos cursos de capacitação” disse o secretário.

A cozinha terá área construída de 390,38 m². Será feita uma praça com parquinho e academia ao ar livre, com área de 690,45m². A cozinha contará com refeitório, cocção, depósitos, sala de corte de carnes, banheiros masculino e feminino, sala de capacitação e sala de administração.

O presidente da Associação do Conjunto Bequimão, Junior Bil ressaltou que a Cozinha Comunitária vem para ajudar quem mais precisa neste momento de pandemia.

“Essas melhorias trazem um grande avanço, a exemplo das refeições, que sobretudo nesta pandemia, milhares de famílias que antes não necessitavam se alimentar na cozinha comunitária, neste cenário atual podem está precisando” destacou Junior Bil.

Cresan – Os Cresan são unidades que prestam serviços voltados para a segurança alimentar e nutricional, tais como atendimento básico de saúde, atividades físicas e laborais, capacitação, fornecimento de refeições saudáveis de qualidade e balanceada por nutricionistas, ofertadas de forma gratuita para a população em situação de insegurança alimentar e nutricional.