Está praticamente decidido que o chamado Centrão irá realizar uma grande fusão de partidos para a criação de uma nova legenda, que terá como objetivo principal apoiar a reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A fusão de três importantes partidos – PSL, PRB e PP – deverá proporcionar maior governabilidade para Bolsonaro e ajudá-lo na disputa eleitoral do ano que vem.

A articulação política para que essa fusão seja efetivada está sendo comandada pelo próprio ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que é presidente licenciado do PP, partido que atualmente é comandado pelo deputado federal maranhense André Fufuca.

Com a fusão efetivada, o novo partido teria simplesmente quatro dos 18 deputados federais do Maranhão. Além de Fufuca, comandante atual do PP, estariam na nova legenda: Cléber Verde e Gil Cutrim (Republicanos) e Pedro Lucas, que deve desembarcar no PSL.

Já na Assembleia Legislativa, o novo partido teria cinco dos 42 deputados estaduais. Thaiza Hortegal e Ciro Neto do PP, ficariam juntos com Fábio Macedo e Ariston Ribeiro do Republicanos, além de Pará Figueiredo do PSL.

É aguardar e conferir, mas um novo partido deste porte pode modificar o cenário eleitoral em 2022.