É bem verdade que São Luís é a capital brasileira da imunização contra a Covid-19, afinal foi a primeira capital a oportunizar toda a população adulta a 1ª dose e foi a primeira capital a iniciar e oportunizar a todos os adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos, mas precisamos seguir avançando.

No entanto, além de termos uma disparidade enorme entre a vacinação na capital e em todo o Maranhão, o caminho é acelerarmos a 2ª dose e começarmos a antecipar a dose que garante a imunização dos maranhenses, como alguns estados já estão fazendo.

Além disso, São Paulo e Rio de Janeiro resolveram, nesta segunda-feira (23), sair na frente em dois aspectos importantes na luta contra a Covid-19.

Na capital paulista, foi confirmado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) que a população vai precisar de um “passaporte da vacina” para entrar em eventos, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos. O documento será emitido por um aplicativo.

Os cidadãos deverão baixar o aplicativo, que deverá ser lançado até a sexta-feira (27), efetuar o cadastro e emitir um QR Code. A leitura do código vai permitir que os estabelecimentos saibam se a pessoa está com alguma dose atrasada, caso em que deverá ser barrada. A ideia é incentivar a população a se vacinar com as duas doses.

Já o Rio de Janeiro, com muita coragem, decidiu seguir o exemplo de países vizinhos do Brasil e irá aplicar, inicialmente nos idosos, uma terceira dose ou a chamada dose de reforço.

A recomendação foi do Comitê Científico da Prefeitura do Rio Janeiro e a expectativa é de que a imunização dos idosos comece já na próxima semana. Inicialmente, seriam vacinadas as pessoas em instituições de longa permanência. Depois, por idade.

De acordo com a decisão dos membros, a aplicação do reforço seria com doses da Pfizer e da AstraZeneca, independente do primeiro esquema vacinal.

O Maranhão e principalmente São Luís, pelo excelente desempenho até aqui na vacinação contra a Covid-19, não podem deixar de seguir avançando nessa luta árdua contra essa terrível doença.

É aguardar e conferir.