Mesmo diante de uma pandemia, onde o setor econômico foi bastante atingindo, o Porto do Itaqui segue dando orgulho ao Maranhão e aos maranhenses.

Obviamente que os bons números são em grande parte méritos da gestão exitosa de Ted Lago em frente da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária).

Nesse primeiro semestre de 2021 o Porto do Itaqui subiu mais um degrau e agora está no top quatro dos portos públicos em movimentação de cargas. A informação é da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), que divulgou novo ranking nesta semana.

Com mais de 15 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o Porto do Itaqui foi também o que mais cresceu, entre os nove maiores portos organizados, atingindo a marca de 32,29% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Essa subida no ranking é fruto do trabalho da equipe EMAP e de todos parceiros que estão presentes nas diversas cadeias produtivas movimentadas pelo Porto do Itaqui. Os resultados desses primeiros meses fortalecem a tendência de fechar 2021 com mais de 27 milhões de toneladas movimentadas, mantendo a curva de crescimento”, afirmou Ted Lago.

As cargas com maior alta no Porto do Itaqui no semestre foram as de granéis líquidos, 90% acima do que foi movimentado no primeiro semestre de 2020 (e se considerarmos somente as operações de entreposto, o aumento chegou a 441%). Também tiveram crescimento as operações de soja (19%) e de carga geral (7%).

A movimentação de cargas no setor portuário do país cresceu 9,4% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Estatístico Aquaviário da Antaq. Juntos, os portos organizados, terminais autorizados e arrendados movimentaram 591,9 milhões de toneladas no período.

 

Em relação ao perfil de carga, houve crescimento da movimentação de granel sólido (6,4%), granel líquido (11,6%), contêineres (16,3%) e carga geral solta (19,1%) na comparação com o primeiro semestre do ano passado.

A expectativa para o segundo semestre, segundo a ANTAQ, é de que os portos brasileiros movimentem 626 milhões de toneladas, fechando o ano com 1,218 bilhão de toneladas, o que representa aumento de 5,5% em relação ao ano passado.

E a tendência é que o Porto do Itaqui, na gestão Ted Lago, siga sendo destaque nacionalmente,

É aguardar e conferir.