Em uma legenda publicada em seu Instagram, o candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Maranhão, Kaio Saraiva, tesoureiro da OAB-MA e apoiado pelo atual presidente da entidade, Thiago Diaz, demonstrou desconhecer a realidade da advocacia feminina.  A negação  aconteceu após um encontro com um grupo de advogadas e publicizada em sua rede social. Vale ressaltar que 49,9% do atual quadro da Ordem é composto por advogadas.

Kaio Saraiva parece não ter feito a lição de casa, ou seja, não se preocupou em conhecer a revolução feminina, a desigualdade social, a disparidade salarial, o assédio, a violência contra a mulher, entre outros fatores que, infelizmente, as advogadas estão suscetíveis no seu dia a dia, durante sua jornada de trabalho e fora dela.

A pergunta que ficou no ar é: quais são as estratégias do candidato para atingir a essa fatia do eleitorado, já que afirma desconhecer a realidade na qual as advogadas estão expostas e inseridas?  Talvez o jogo político de Kaio seja a continuação de Thiago Diaz, seu mentor, onde as mulheres ocupam cargos, mas não as queixas são muitas, alegando não serem ouvidas.

Importante frisar que o seu padrinho político, Thiago Diaz, foi acusado de votar contra a paridade de gênero imediata para o sistema OAB. No entanto, a pauta foi aprovada, visto a maioria dos presidentes da Ordem de outros Estados votaram a favor.

Kaio Saraiva confessou que esteve alheio o tempo inteiro a respeito das lutas políticas da classe feminina da advocacia, pois apesar de integrar a gestão da Ordem no Maranhão, por mais de 5 anos, tempo de sobra para fazer o dever da “Casa de Todos”, o candidato precisou ouvir de um grupo de advogadas sobre a desigualdade de gênero dentro da Ordem.

“Ontem me atentei a ouvir as nossas advogadas”, expôs o vacilo em sua legenda, na sua rede social. Pelo visto, em termos de política para as mulheres, o candidato pelo menos foi franco: terá que começar a conhecer.

Estamos de olho!