O governador do Maranhão, Flávio Dino, iniciou a coletiva desta sexta-feira (18) destacando o feito realizado na cidade de Alcântara, onde 100 % da população adulta já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Dino também destacou o programa “Dose Premiada”, onde serão premiados os maranhenses que tomarem a segunda dose da vacinação. O governador destacou que, somente no Maranhão, são cerca de 167 mil pessoas que tomaram a primeira dose, mas não retornaram para tomar a segunda dose, e por esse motivo surgiu  programa. O primeiro sorteio do programa “Dose Premiada” acontece no domingo (27).

Sem entrar diretamente na celeuma com a Prefeitura de São Luís, que tem reclamado de que cerca de 109 mil doses pertencentes a capital não foram entregues, o governador destacou que não existe razão para polêmica e que as doses tem sido distribuídas de acordo com a Comissão Intergestores Bipartites (CIB). Dino culpou o presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo baixo número de vacinas que estão sendo disponibilizadas.

O governador voltou a lamentar que cerca de 63 municípios não conseguiram alcançar 80% de aplicação das doses recebidas e, segundo Dino, essas vacinas ficam retidas pelo Governo do Maranhão até que os municípios alcancem a marca de aplicação de 85% das doses recebidas.

Flávio Dino, baseado nos indicadores, voltou a demonstrar otimismo para as próximas semanas, onde acredita que a terceira onda da Covid-19 esteja sendo concluída, mas reforçou o pedido para as medidas restritivas. Sobre o contágio, Dino acredita que o Maranhão atingiu uma estabilidade, mas com tendência de queda.

O governador voltou a prorrogar as atuais medidas vigentes, a nova prorrogação vai até 28 de junho.