Na manhã da última quarta-feira (16), os vereadores de Paço do Lumiar, Miércio Martins e Fernando Feitosa, foram até a UBS Nossa Senhora da Luz, na sede do município, alegando que a Prefeitura da cidade anda descartando lixo hospitalar de maneira indevida.

Em vídeo que circula nas redes sociais, os vereadores afirmam que a empresa Sellix Ambiental, responsável por fazer a coleta de lixo urbano das vias e logradouros públicos da cidade, estaria também realizando a coleta de lixo hospitalar. Até aí tudo bem, mas o problema é que eles chegaram a filmar caixas de papelão fechadas e descartadas afirmando possuir lixo hospitalar. Na imagem não se vê, por exemplo, seringas e medicamentos caracterizados como lixo hospitalar.

No entanto, as informações que temos é que a Prefeitura de Paço do Lumiar possui um contrato com a empresa Maxtec Serviços Gerais e Manutenção Industrial Eireli que presta serviço exclusivo de coleta de resíduos de serviços de saúde (RSS) para atender as necessidades do Fundo Municipal de Saúde e suas Unidades do Município de Paço do Lumiar desde o dia 31 de março deste ano. Além disso, a empresa Sellix Ambiental tem prestado o serviço de limpeza pública nas vias urbanas desde 2020 em todo o município e se restringido apenas a competência que lhe cabe: limpeza urbana (Veja aqui a Nota de Esclarecimento da empresa).

Sendo assim, é importante que o Legislativo, no caso os vereadores, cumpra o seu papel de fiscalizar o Executivo, mas para isso precisam tomar alguns cuidados mínimos, para que a denúncia não seja caracterizada com Fake News e os “fiscais do povo” acabem ficando sem credibilidade.