O deputado federal Edilázio Júnior (PSD/MA) apresentou o Projeto de Lei 2049/2021, no sentido de assegurar que todos os brasileiros possam ter acesso ao exame de anticorpos neutralizantes, para saber o nível de imunização após a vacinação contra a Covid-19.

Atualmente o exame está disponível nos principais laboratórios do Brasil, mas num preço que a maioria da população não tem condições de pagar e sem cobertura de nenhum plano de saúde.

Pensando nessa situação, Edilázio quer que o exame seja disponibilizado gratuitamente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que o referido exame também seja incluído no rol de exames alcançados pelos planos de saúde no Brasil.

“Enfatiza-se que é muito importante esse acompanhamento da eficiência da vacina, mesmo após os estudos clínicos de fase 3. Trata-se da farmacovigilância, que possibilita maior conhecimento sobre a segurança e eficácia do produto. Nesse contexto, importante mencionar a ocorrência de diversos casos divulgados na mídia em que a pessoa que recebeu a vacina contra a Covid-19 não desenvolveu anticorpos neutralizantes mesmo após a administração de duas doses de vacina. Há indícios que alguns imunizantes não estão conferindo resposta imunogênica adequada, principalmente em idosos”, destacou o deputado federal maranhense na sua justificativa. Clique aqui e veja o projeto na íntegra de Edilázio.

Além do projeto de lei, Edilázio fez um indicação ao Governo Federal e, em contato com o titular do Blog, afirmou que deverá ter uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, onde tratará pessoalmente sobre o assunto.

É aguardar e conferir.