O presidente do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, assinou uma carta enviada ao presidente do Fórum dos Governadores, Wellington Dias, do Piauí, destacando os riscos da realização da Copa América no Brasil.

Carlos Lula disse que o evento, que não terá a presença de público nos estádios, pode ajudar a disseminar rapidamente o vírus da Covid-19.

“As variantes da Covid-19 podem ser disseminadas rapidamente, eventos de aglomeração demonstraram capacidade de adoecer grande número de pessoas após a ocorrência, é difícil de implementar medidas de proteção nessas situações e as pessoas, mesmo que vacinadas, podem se contaminar ou disseminar o vírus”, diz um trecho da carta.

O posicionamento de Carlos Lula seria absolutamente normal, mas digo seria pelo fato de que, infelizmente, o debate parece ser político partidário e não técnico/científico, isso sem falar na falta de coerência do secretário de Saúde do Maranhão e presidente do CONASS.

O Carlos Lula que critica a realização da Copa América no Brasil, mesmo sem a presença da torcida nos estádios, é exatamente o mesmo gestor que defendeu no Maranhão, no mês de maio, a realização da final do Campeonato Maranhense com a presença de público no Estádio do Castelão, local da decisão.

Carlos Lula participou de uma reunião, no dia 11 de maio, que decidiu que a decisão do Campeonato Maranhense entre Moto e Sampaio, seria o primeiro evento teste com público no Maranhão (reveja). Ainda bem que, após as críticas, prevaleceu o bom senso e o tal evento teste acabou sendo cancelado.

Como explicar que quem defendeu a presença de público no Estádio do Castelão, na final do Campeonato Maranhense, agora, menos de um mês depois, seja contra a realização de um evento sem a presença do público nos estádios??? A mudança seria apenas pelo fato do presidente da República, Jair Bolsonaro, ter dado o aval para o evento???

Como infelizmente tem sido constatado, foi justamente no Brasil que a Covid-19 conheceu, e parece que gostou, da politicagem.