A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), líder do bloco parlamentar Senado Independente, apresentou projeto de lei (PL 1990/2021) para garantir que beneficiários do programa Bolsa Família tenham prioridade na fila de vacinação contra a Covid-19.

“Essa parcela da população, extremamente carente, está mais exposta ao vírus.  Eles são mais prejudicados pela falta de acesso à informação e à infraestrutura de saúde, bem como pela necessidade recorrente de comparecer em órgãos públicos e bancos,  onde há sempre formação de filas para o recebimento do benefício”, justificou a senadora.

A parlamentar lembra ainda que cresceu de forma exponencial o número de pessoas na pobreza e extrema pobreza durante a pandemia.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a partir de janeiro de 2021, 12,8% dos brasileiros e brasileiras passaram a viver com menos de R$ 246,  o que representa R$ 8,20 por dia.

Para Eliziane Gama,  proteger os beneficiários do Bolsa Família além de ser uma questão de justiça e humanidade acaba por proteger também toda a sociedade.

“Precisamos dar o devido amparo aos mais vulneráveis”, defende a líder.