O senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão em 2022, Weverton Rocha (PDT), fez questão de divulgar um encontro que teve com alguns petistas, entre eles o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira (05). No encontro, o senador assegurou que tratou sobre o futuro do Brasil e do Maranhão.

Só que logo após a divulgação do encontro, Weverton foi questionado sobre sua lealdade ao PDT e ao projeto do seu partido para 2022.

O questionamento ocorreu pelo fato do PDT, inclusive o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, estarem engajados na pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) a Presidência da República. Logo, o encontro de Weverton acaba indo na contramão desse esforço diário dos principais pedetistas do Brasil.

No entanto, Weverton, após os questionamentos, justificou o encontro com Lula. O pré-candidato ao Governo do Maranhão assegurou que Ciro Gomes foi informado antes do encontro e que não teria problema, pois não seria a primeira vez que ele teria dois candidatos a Presidência da República no seu palanque.

“Eu liguei para o Ciro Gomes e falei do encontro que teria a noite. Na hora do almoço recebi em casa o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e o líder na Câmara, deputado André Figueiredo e conversei abertamente. Eles sabem do projeto, da construção majoritária que temos feito. Nas últimas eleições a gente teve mais de dois presidentes nos palanques, inclusive no nosso palanque, no meu, do Flávio Dino e da Eliziane. Havia o Ciro, o Haddad. Na outra eleição teve três presidenciáveis. Então nunca foi o problema”, afirmou Weverton.

O problema é que Weverton precisa compreender que a recíproca é verdadeira, ou seja, se ele pode ter dois candidatos a Presidência da República no seu palanque, Lula terá o mesmo direito de ter dois ou mais candidatos ao Governo do Maranhão em 2022.

Sendo assim, o vice-governador e também pré-candidato ao Governo do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), terá todo o direito de procurar LuLa para lhe pedir apoio e Lula terá todo o direito de aceitar, ainda mais pelo fato de que Brandão terá ao seu lado Flávio Dino, atualmente principal político maranhense ligado a Lula e cotado para ser vice-presidente na chapa do petista.

Desta forma, com este cenário de Lula ter dois ou mais candidatos ao Governo do Maranhão, a interferência de Lula nas eleições para o Palácio dos Leões será mínima.

No “frigir dos ovos”, o maior beneficiado será exatamente o petista, que poderá ter o apoio dos dois principais candidatos ao Governo do Maranhão em 2022.

É aguardar e conferir.