Durante o depoimento do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, à CPI da Covid, nesta quarta (05), foi marcado por uma discussão entre a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

A CPI da Covid não tem nenhuma mulher entre seus titulares e suplentes, mas o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), disse que poderia fazer uma “concessão” para que duas senadoras, entre elas Eliziane, pudessem fazer perguntas, o que desagradou os governistas.

Só que quando Eliziane Gama começou a fazer a primeira pergunta sobre cloroquina, ela foi interrompida por Ciro Nogueira, que protestou alegando que não há previsão no regimento da Casa para inclusão de perguntas de outros senadores que não participem da CPI.

Eliziane Gama chamou o senador Ciro Nogueira de “descontrolado” e disse para ele que não “admite grito”. O piauiense rebateu.

“Nada contra a senadora, mas isso não está em regimento, não foi acordado pela comissão. A gente fica sendo o papel de vilão da situação se nós queremos cumprir o regimento e que o trabalho seja levado a sério. Isso não foi acordado”, afirmou Nogueira.

Em resposta, a senadora maranhense disse: “Só não entendo porque tanto medo das vozes femininas aqui, Ciro”.

Eliziane finalizou questionando: “Vossa Excelência pensa que vai calar a gente?”.

E o embate marcou o depoimento de Teich na CPI, que vai sendo mais marcada por bate-bocas do que efetivamente algo produtivo para o Brasil vencer a pandemia da Covid-19.