Além da CPI da Covid-19, os governadores podem ter que enfrentar um outro problema sobre os gastos de verba federal na pandemia.

A Procuradoria Geral da República, de acordo com a Folha de São Paulo, já encaminhou ofício aos governadores acusando-os de fazer mau uso do dinheiro público.

O ofício aborda suspeitas que têm sido levantadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. sobre desvios de verbas federais na pandemia.

A PGR, entre outros questionamentos, pede esclarecimentos sobre os hospitais de campanha, pois a procuradoria afirma que a desativação dessas unidades teria causado prejuízo ao erário público.

A subprocuradora Lindora Araújo, que assinou o ofício, insinua ainda que o dinheiro que foi encaminhado aos estados para exclusivamente o enfrentamento da Covid-19 possa ter sido desviado para outras finalidades, como o pagamento do 13º salário dos funcionários públicos estaduais.

Vale lembrar ainda que, na semana passada, todos os 27 governadores já receberam ofícios do Ministério Público Federal (MPF) cobrando esclarecimentos sobre o ritmo de vacinação contra a Covid-19.

É aguardar e conferir, mas pelo visto a pressão tende a aumentar.