O Governo Jair Bolsonaro, nesta semana, deve dar continuidade ao programa de privatizações com a previsão de realização de 3 leilões de infraestrutura.

Durante a semana, que está sendo chamada de “Infra Week”, serão ofertados à iniciativa privada 22 aeroportos, 1 ferrovia e 5 terminais portuários. Os leilões devem acontecer entre os dias 7 e 9 de abril.

Entre os 22 aeroportos que devem ser privatizados estão os dois principais do Maranhão, o de São Luís (Marechal Cunha Machado) e o de Imperatriz (Prefeito Renato Moreira).

Os aeroportos de São Luís e Imperatriz estão no Bloco Central, juntamente com outros quatro aeroportos – Goiânia (GO), Teresina (PI), Palmas (TO) e Petrolina (PE). O lance mínimo para esse bloco é de R$ 8,1 milhões. Atualmente, 67% dos aeroportos brasileiros já são da iniciativa privada.

O leilão com a concessão de 22 aeroportos brasileiros está marcado para quarta-feira (7), a partir das 10h, na sede da B3, em São Paulo. Na quinta-feira (8), será a vez do leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Na sexta-feira (9), serão ofertados 5 terminais portuários, quatro no Maranhão e um o Rio Grande do Sul.

A expectativa é que a semana de leilões tem potencial de garantir, segundo o Ministério da Infraestrutura, mais de R$ 10 bilhões em investimentos no Brasil.

É aguardar e conferir.