Por Stênio Rezende

Historicamente, foi em 22 de março de 1918 que o lugar denominado Santo Antônio de Balsas, foi elevado à condição de cidade. Uma região foi formada por vaqueiros Nordestinos, que fugindo da seca cruzaram o Rio Parnaíba e descobriram as terras do Maranhão, montando uma estrutura na Passagem dos Caraíbas às margens do Rio Balsas.

Um povo que tem  sua história marcada de extrema beleza e importância, tendo em sua origem, um povo lutador e alegre que revive com orgulho as linhas vivas de suas conquistas.

Histórias essas que em algum ponto do destino, entrelaçam-se com a minha vida pessoal e política. Fato este, que sempre me inspirou a trabalhar e lutar  pelo desenvolvimento e crescimento de Balsas.

Em minha trajetória como deputado estadual, lutei bastante para que o Hospital Regional de Balsas – inaugurado em 2017 – fosse uma realidade na vida dos balsenses. Foi diante da percepção deste anseio, que destinei a emenda que iniciou a construção do Regional, encerrando uma espera de décadas dos moradores, que tinham de receber atendimento mais complexo em Imperatriz.

Vale lembrar ainda, que também na área de saúde, estive junto a minha esposa, deputada estadual Andreia Martins Rezende (DEM), e à Secretaria de Estado da Saúde, empenhado em entregar o novo Centro de Hemodiálise, inagurado na última sexta-feira (19). A unidade vai receber pacientes dos 13 municípios da regional de Balsas, e tem capacidade de atender em média de 60 a 90 pacientes por dia.

Ver todo esse complexo de saúde a serviço de todos os queridos balsenses, me deixa imensamente feliz e realizado por ter contribuído com a obra mais importante para Balsas e toda região, principalmente porquê neste momento difícil o qual estamos enfrentando – da pandemia de Covid-19 – o  Hospital Regional de Balsas é a maior referência em saúde, acolhimento e luta pela vida.

E é com este sentimento grato, com esperança em dias melhores e o desejo de continuar trabalhando ainda mais, que parabenizo a nossa ‘Balsinha de Açúcar’, pelos seus 103 anos de fundação! Que as nossas vidas e os nossos laços continuem firmes por muito tempo!