O deputado federal Gil Cutrim anunciou nesta quinta-feira (18), nas redes sociais, que o seu novo partido será o Republicanos, partido que é comandado no Maranhão pelo deputado federal Cléber Verde.

Em janeiro de 2020, o Blog já deixava claro a possibilidade de Gil Cutrim se transferir para o Republicanos, quando naquela oportunidade ele se reuniu com o presidente nacional da legenda, o deputado federal Marcos Pereira (reveja).

A saída de Gil Cutrim do PDT se deve pela postura que a direção nacional do partido teve com o parlamentar maranhense e outros pedetistas, quando da votação da Reforma da Previdência. O PDT orientou o voto contrário a reforma, mas esses pedetistas, entendendo que a reforma é necessária para a “sobrevivência” do Brasil, votaram pela aprovação.

Vale lembrar que o Republicanos, até a semana passada, era o partido do vice-governador, Carlos Brandão, que se transferiu para o PSDB. Brandão é pré-candidato ao Governo do Maranhão e tem como principal adversário, dentro do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB), o senador Weverton Rocha (PDT), que é muito ligado ao deputado Gil Cutrim.

Inclusive foi o próprio Weverton, segundo afirmou o presidente nacional do Republicanos, o grande articulador que levou Gil Cutrim ao partido. Ou seja, a tendência é que o Republicanos deva apoiar Weverton em 2022.

É aguardar e conferir.