Nesta quarta-feira (17), o governador do Maranhão, Flávio Dino, nas redes sociais, anunciou a assinatura de compra da vacina russa Sputnik; Segundo o governador, seriam adquiridas mais de 4 milhões de doses do imunizante, com previsão de chegada ao Maranhão no mês de abril.

“Assinamos contrato para a compra da vacina russa Sputnik. O Maranhão pretende adquirir 4.582.861 doses de vacina. Estamos enviando contrato hoje para a empresa russa. Expectativa é conclusão da compra e início das entregas em abril”, afirmou.

No entanto, numa segunda postagem nas redes sociais, o governador deixa claro que sua intenção é de pressionar o Ministério da Saúde. Dino afirma que se o Ministério da Saúde quiser assumir a compra das vacinas russas e distribuir para todo o Brasil, ele não colocará nenhum obstáculo, mas se o Governo Federal não se posicionar, aí sim o Maranhão irá finalizar a compra.

“O Maranhão reitera o compromisso com o Plano Nacional de Imunização (PNI), nos termos da lei. Assim, caso o Ministério da Saúde opte por assumir o contrato, não vamos nos opor. Caso não queira, vamos manter a compra”, finalizou.

Agora é aguardar e conferir se a estratégia de Flávio Dino dará certo. Só é bom o Governo Flávio Dino ter dinheiro para pagar as vacinas, caso o Ministério da Saúde faça ouvido de mercador, pois do contrário ficará claro que tudo não passou de um blefe.