Na teoria, quase todos os políticos e partidos defendem a inclusão de um número maior de mulheres na política brasileira, mas na prática, infelizmente, não é o que temos presenciado, principalmente no Maranhão.

A maior prova é que na Bancada Federal, incluindo os três senadores e os 18 deputados federais, só temos uma mulher representando o Maranhão, a senadora Eliziane Gama (Cidadania).

No Dia Internacional da Mulher, Eliziane Gama fez questão de destacar o papel da mulher na sociedade brasileira e desejou que elas consigam ampliar cada vez mais esses espaços.

Lembrando que o Maranhão foi o primeiro estado brasileiro a ser governado por uma mulher, no caso a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Vale destacar que atualmente na Assembleia Legislativa nós temos nove deputadas estaduais, entre os 42 parlamentares. Atualmente a bancada feminina é representada por: Ana do GásAndreia Rezende, Cleide Coutinho, Daniella Tema, Detinha, Thaiza Ortegal, Helena Duailibe, Socorro Waquim e Mical Damasceno.

Já na Câmara de São Luís, atualmente temos cinco mulheres representando a bancada feminina: Concita Pinto, Karla Sarney, Rosana da Saúde, Fátima Araújo e Silvana Noely.